sábado, 29 de março de 2008

Veraneio: Qual motor usar?





A questão mecânica da Veraneio é algo muito discutido, e soa a pergunta: qual motor utilizar? Veremos logo adiante.

Muitos (cerca de 40%) dos proprietários de Veraneios apresentam dúvidas sobre qual o motor utilizar, qual o melhor conjunto mecânico (motor e câmbio) e até mesmo o melhor custo/benefício. Mas esta questão é muito relativa e pode variar conforme as necessidades de cada proprietário. Lembrando que, o melhor motor será sempre aquele que melhor atender às necessidades de cada dono.

Motores Originais

O motor movido a gasolina 4.3, de 6 cilindros em linha, câmbio manual de 3 marchas na coluna de direção, mais conhecido como "261" por ter 261pol³, é um ótimo motor para quem pretende manter a originalidade de sua Veraneio ( 1964 - 1978), ou até mesmo para quem utiliza pouco o carro, devido alto consumo. Dispõe de 149cv a 4.000rpm de potência bruta e torque bruto de 32.1m.kgf a 2.000rpm. Suficientes para empurrar a máquina de 0-100 km/h em 20.7 segundos e obter velocidade máxima de 145 km/h. Uma ótima escolha para os fins citados.

O motor movido a gasolina 4.1, praticamente o mesmo do opala (diferenças apenas no torque e algumas peças periféricas internas), de 6 cilindros em linha, mais conhecido como "6 caneco", por dispor de 6 cilindros. Possui câmbio manual de 4 marchas no assoalho e se encontra disponível em duas versões: álcool ou gasolina. Também é um ótimo motor para quem pretende manter a originalidade (1979 - 1988) e para quem utiliza pouco o veículo. Dispõe de 132cv a 4.400rpm e torque de 27.4m.kgf a 2.400rpm em versão álcool e 122cv a 4.000rpm e torque de 27m.kgf a 2.500rpm em versão gasolina. Suficientes para empurrar a Veraneio de 0-100 km/h em 17 segundos e obter velocidade máxima de 150 km/h. Também uma ótima escolha para os fins citados.

O motor movido a diesel, Perkins Q20B 4.236, 3.8 diesel de aspiração natural, 4 cilindros em linha, mais conhecido como "perkinho", por ser o menor motor Perkins produzido naquela época. É disposto apenas de câmbio manual de 4 marchas no assoalho e é uma ótima opção para quem pretende manter a originalidade (1979 - 1988) e para quem utiliza muito o veículo e necessita de baixo consumo, uma coisa que é referência neste motor. Ele possui potência máxima de 77cv a 2.800RPM e torque de 30m.kgf a 1.500 RPM. Suficientes para mover as 2 toneladas de 0-100km/h em 25 segundos e alcançar a velocidade máxima de 130km/h. É uma boa opção para quem não se importa muito com desempenho e necessita de baixo consumo, alta autonomia ou até mesmo a originalidade.
----------------------------------------------------------------------------------

Motores Alternativos (desoriginais)

Para quem as necessidades não se "encaixam" com os motores acima(originais), existem diversas opções para adaptar motores. Citarei algumas da linha Chevrolet.

O motor Maxion S4T 4.0 turbo diesel equipado nas D-20s a partir de 1993, é uma ótima opção para quem não busca total originalidade e um motor econômico com ótimo desempenho. Possui 120cv a 2.800rpm e torque de 38.2m.kgf a 1.600 rpm. Não existem reais dados para o desempenho geral na Veraneio com este motor, mas estima-se que sejam suficientes para empurrá-la de 0 – 100km/h em 17 segundos e atingir velocidade máxima de 140km/h. Uma ótima opção para um conjunto equilibrado.

O motor Maxion S4T Plus 4.0 turbo diesel equipado nas últimas D-20s(1995-1996), também é uma ótima opção para quem não busca total originalidade no carro e quem busca um motor também econômico mas com um desempenho mais satisfatório. Possui 150cv e 46m.kgf. Neste motor não existem reais dados para o desempenho geral na Veraneio, mas estima-se cerca de 0 – 100km/h em 14 segundos e velocidade máxima de 160km/h.
----------------------------------------------------------------------------------
Questão do Gás Natural Veicular

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação à adaptação do GNV, ou a troca de motor movido a gasolina para diesel. Mas como dito antes, depende da necessidade de cada um.

A pessoa que busca originalidade na mecânica e não tem preocupação com desempenho, mas não se contenta com o consumo do carro, o GNV é uma ótima opção, principalmente em relação ao custo/benefício. Não havendo necessidade da troca do motor.

Se o proprietário aprovar a adaptação do GNV, mas não aprovar o desempenho do carro depois da tal adaptação, com certeza algum dos motores diesel citados será a melhor escolha. Pois terá as duas proezas unidas, ou seja, ótimo consumo aliado a um desempenho satisfatório. Com certeza o melhor custo/benefício para os fins citados.

Obs: O GNV faz com que o motor perca o desempenho original em 20%.
----------------------------------------------------------------------------------

* Elaboração: César Augustto Idéia: Guilherme

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

*Clique nas fotos para ampliá-las.

71 comentários:

Unknown disse...

mudando um pouco de assunto, eu tenhu uma dúvida, eu gosto mto das caminhonetes modelos A/C/D20, e eu estou procurando por um exemplar em bom estado q seja cabine dupla, entretanto, eu achei elas mto grandes e vi q na veraneio M se usa o chassi curto... existe alguma versão cabine dupla 4 portas original q use o chassi curto?
ou só msm akele chassi longo q chega a 5,5m de comprimento?

César Augustto disse...

Olá Yuri, aquele Chassis curto somente foi usado na Veraneio M. O restante era chassis normal, exceto a D-20 cabine simples com camçamba mais longa. César Augustto.

Unknown disse...

Que maravilha encontrar um blog que fala de Veraneio. Tenho um projeto de fazer uma customizada pra mim, modelo até 77, e este tópico era exatamente o que eu procurava.
Gostaria de uma força no tocante a motorizações maiores. Tem gente que me acha meio ignorante por isso, mas eu estou querendo colocar um Cummings 5.9 Diesel na Veraneio. Não tenho nem noção se cabe, se dá pra adaptar ou se tem que trocar muita coisa, mas os 250cv deles estão me chamando. Alguém pode me esclarecer se isto é possível, e qual a dificuldade de se fazer esta adaptação?
Obrigado, Allan

César Augustto disse...

Olá Allan. Acredito que você esteja se referindo ao motor aplicado nas Dodge Rams, de 330cv. Este é realmente um projeto "ousado", devido alto nível de adaptações. O cofre do motor possui dimensões apropriadas e caberá sem mais problemas, porém você precisará atualizar toda a parte mecânica do carro. Irá mexer desde painel interno até conjunto pneu/roda. Serão necessárias alterações em suspensão porcausa do maior peso bruto do motor, parede corta-fogo porcausa da transmissão automática na coluna de direção, entre tantas outras. Mas esta adaptação aparenta ser inviável na Veraneio, visto que não apresenta boa relação custo/benefício(aproximadamente R$60.000,00). Mas existem outras boas opções de motores diesel, como o Maxion S4T Plus. Se você instalar um intercooler neste motor, a Veraneio ficará com desempenho excepcional. César Augustto.

Sulivan disse...

Dario, sabe informar se existe diferenca nos motores a Diesel q vinham/vem na D10 e D20? Existe um motor popularmente conhecido como Perkins, q ateh onde entendi eh o Q20B e um outro chamado "Perkinho", supostamente o motor da D10? Agradeco teu esclarecimento.
Abracos,
Sulivan.

César Augustto disse...

Olá Sulivan. Pergunta respondida na matéria mais recente.

Sulivan disse...

Prezado Cesar, aqui vou eu novamente: Conheces um motor a diesel cuja designacao eh 4236? Minha curiosidade se justifica por estar negociando uma Veraneio q tem esse motor. Grato mais uma vez, S.

César Augustto disse...

Olá Sulivan. Como respondido, os motores são basicamente os mesmos. O último, que equipou as D-20s e veio com as citadas melhorias, é o Q20B4.236.

Sulivan disse...

Alguem teria o manual da Veraneio q pudesse esclarecer qual eh a capacidade de sua carga?

Unknown disse...

Olá Amigo, tenho uma veraneio 1972,toda original, só coloquei um motor alcool 4800cc 292 canavieiro do caminhão 85, e mantive o mesmo cambio. está muito boa de saida, mesmo no gás natural.
Também é uma boa opção, já que não tem adaptação nenhuma.

Abraços
Jasiel

Luciano Cristian disse...

Olá Cesar estou adorando seu blog, estou para comprar uma Veraneio 92 motor 6cil alcool, 5ª overdrive, você saberia me dizer qual seria o consumo dela tanto na cidade quanto na estrada, média que pretendo viajar é de até 100/110 km e no máximo 3 pessoas, desde já muito obrigado

Pr. João Garcia disse...

Boa tarde sempre estou de olho neste site. Sou louco por uma veraneio, ainda não tive.
Quando criança lembro que meu pai sonhava com uma, infelismente morreu sem realizar este sonho, Quem sabe terei a sorte grande como a de vocês de ter uma máquina tão desejada.
Se souberem de alguma em leilões, que possa ser recuperada, tenho pouco dinheiro e muitos sonhos. rsr.
Grande abraço. joaoaudibel@hotmail.com

Osmar Rosini disse...

ola,trabalhei muintos anos com veraneio na prf, tive duas uma modelo 1973 e outra 1992 custon ,foi os veiculos que criei minha familia e vijei muintos lugares do brasil, tempo mais feliz da minha vida e melhor veiculo pra tudo, pena que pararam de fabricar;abraço de um apaixonado por veraneio ,osmar alberto .ourinhos sp 28/02/2010

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

outros motores que podem ser considerados são os mwm série sprint, tanto o 4.07tca da s10/blazer quanto o 6.07tca da silverado... outra alternativa poderia ser o motor maxion que a s10 usava até '99, e que chegou a ser usado em alguns modelos da land rover e até nas primeiras versões da mercedes-benz sprinter fabricadas na argentina...

HENRY CLAUDE STELMARSCZUK disse...

Um dado interessante: nessa época, a GM pintava os motores de acordo com a versão. Assim, os motores 261 eram da cor verde. Os 250 e 151 a gasolina eram da cor azul. E os 250-S, do Opala, esportivos, eram da cor vermelha. Todos os motores a álcool eram da cor amarela. Esse esquema de cores caiu em desuso na década de 80.

HENRY CLAUDE STELMARSCZUK disse...

Gostaria de saber de vc César, o que acha do motor amarelo, álcool... se puder me informar alguma coisa, desde já agradeço...
Parabéns pelo blog...
Abraço;
Henry

viní disse...

oie sou vinicius e minha maea tem uma veraneio i ela e eu adoramos essa caminhonete e queremos entra pro club veraneio como qui eu faço

Unknown disse...

sabe me dizer se a cabine da D20 serve na C15(a C15 e maior que C10 e pega nais d uma 1tonelada e tem +/- .metros entre eixos

Florencio Aires disse...

Gostei muito de encontrar alguem que tenha um bom gosto por carro, "veraneio" isso sim é q é carro;Tenho uma veraneio ano 82/82, com motor 4 cilindros a alcool, gostaria de mudar p/ um a diesel mais me disseram que o documento só pode ser mudado de 87, para cá alguem sabe me dizer se isso é verdade,e qual o motor adequado p/ trabalhar com som volante?

jesse disse...

OLA! Galera da veraneio tenho uma veraneio 1974 éla tinha um motor de 608 turbinado e 5 marchas. Mas ésta semana vendi o motor e comprei um q20b com bomba bosch.agora eu estou feliz pois vou ter uma veraneio mais original.logo pósto fotos dela no meu ORKUT

coelho disse...

caro amigo tó com uma duvida você sabe se aquele conjuto com dois farois e grade da frete da veraneio 1967 adapta numa 76

Unknown disse...

tenho uma veraneio 73 e esta com motor perkis Q20b e pretendo trocar pq ja esta um pouco ruim, vc tem algum?qual é uma opçao pra mim colocar?
se tiverem entre em contato no email
diegohenriquecarvalho2009@hotmail.com
valeu

Unknown disse...

tenho uma veraneio e quero colocar um motor disel alguem tem um pra negociar? ou tem uma sugestam de motor?

lindmac disse...

Cesar, gostei de ver sua veraneio, muito legal mesmo! Também tenho uma, que comprei a pouco tempo e estou restaurando, já em parte final. Esta veraneio tem motor perkins, muito bom. Gostaria de perguntar ao amigo se este motor gera vácuo, pois pretendo substituir o cilindro mestre.

Obrigado,
Maciel

Krétha'Naty disse...

oi chara gostei de blog:tenho uma veraneio 85 com terceiro banco fiz tudo e mais um pouco desde fiação tranzistorizada ate pintura personalizada estou muito felis, porem tenho motor 4.1 alcool a20 canbio clark 5m difencial 11:43 na reta voa mas não pode ver uma subida que cai 5m a 130 para 2m a 70kmh nao consigo eleminar este probema tem jeito grato cesar.

cesar disse...

oi chara gostei de blog:tenho uma veraneio 85 com terceiro banco fiz tudo e mais um pouco desde fiação tranzistorizada ate pintura personalizada estou muito felis, porem tenho motor 4.1 alcool a20 canbio clark 5m difencial 11:43 na reta voa mas não pode ver uma subida que cai 5m a 130 para 2m a 70kmh nao consigo eleminar este probema tem jeito grato cesar.

Diego disse...

Ola, gostaria de aproveitar o blog para que se possivel pudesse anunciar minha veraneio, na verdade é quase uma doaçao! R$ 3.900,00 o carro é 1984, esta com motor excelente, 6cc original, GNV 23m, rodoes e debito de 750 reais entre multa e IPVA, faltando pintura geral. Se assim permitir, deixarei meu email para possiveis interessados. diego.sapi@yahoo.com.br
Parebens pelo blog!

alfonso disse...

amigos sou proprietario de duas veraneios a diesel uma 1973 e uma 1981 as duas motor mwm sprint 6 cilindros motor silverado
cambio ZF com quinta drive
quero colocar nas duas um intercooler
e gostaria que, quem conhecer favor me informar onde comprar ou mandar fazer e quem faz este tipo de adaptação
agradeço

Alfonso Malina

carlos disse...

Boa tarde, aqui na minha cidade tem uma veraneio 73 com motor perkings 4108, alguem sabes as especificacoes desse motor e do rendimento da veraneio com ele. obrigado

Vilmar A. Moccelin Júnior disse...

Onde estão os V8??? Só para citar 2 temos o 350 e 454, sendo, inclusive, motores que saíram originais no chassi que foi usado na Veraneio (Suburban). E você esqueceu de comentar que atualmente é próximo a 0 a chance de conseguir converter uma Veraneio gasolina pra Diesel.

Polinari Marcello disse...

Olá. Meu nome é Marcello. Sou prof. história em Curitiba. Estou pensando em fazer uma maluquice. Comprar uma veraneio das antigas que me ofereceram. Ela estã em razoavel estado porem esta com mecanica da toyota bandeirantes e caixa cambio se não me engano de um chevrolet v8 (qual?) O atual proprietário disse que ela aguenta velocidade cruzeiro de 100 a 110 por hora.
O que me dizem deste conjunto. Quais caixas de cambio cabem no motor da bandeirantes instalado nas c10? GRANDE PAÚRA.
Agradeço.

Unknown disse...

Olá,meu nome é Gomes e moro em Matão-SP.Tenho uma veraneio ano 86,está c motor original a Alcool e GNV,só que eu queria um motor mais veloz e estava pensando em colocar o motor do omega 4.1 completo c injeição e combio.
Eu gostaria de saber se compensa e onde vou ter dificuldade p adaptar.
Agradeço.

Unknown disse...

Osvaldo moro em Taiuva,SP ao lado de Jaboticabal e Bebedouro SP. Tenho uma veraneio 89 longa originalmente gasolina, que adquiri do exercito, Muito conservada,bancos individuais e ar condicionado novo com consensador duplo, no painel e na parte trazeira.Instalei tudo de melhor como motor Q20B novo já cadastrado no documento,bomba injetora nova, cambio Eaton quinta marcha e troquei painel por eletrônico para marcar a velocidade por púlso.Tem documentação para 9 passageiros com terceiro banco.Não consigo regularizar a diesel pois precisa laudo inmetro e a plaqueta indi ca 3 ton mas 2161 kg de passageiros e 739 de carga o que é menos de mil kg. Preciso trocar com quem tenha Pick Up de mecânica gasolina e queira passar diesel ou vendo para quem aceite como está o documento;

Unknown disse...

Osvaldo me manda foto e valor por whats: 16 981333639 ou no email: joao.juniorz@yahoo.com.br , sou de São Carlos -SP e estou procurando uma que me agrade.

Juliano Chaves disse...

Porque esse carro da poucos problemas? É pela simplicidade do carro?

Unknown disse...

Quanto custaria colocar um motor forte(200cv) e uma transmissão automática?

Unknown disse...

Onde eu consigo um motor da d20 1996? Alguém sabe?

Unknown disse...

Tenho uma veraneio 84 com motor 4.1 alcool . Tenho ouvido que e possível instalar injecao eletronica. Alguém poderia dizer algo a respeito.

Unknown disse...

Tenho uma veraneio 84 com motor 4.1 alcool . Tenho ouvido que e possível instalar injecao eletronica. Alguém poderia dizer algo a respeito.

Anônimo disse...

Existe colega

Anônimo disse...

Existe colega

Unknown disse...

Gostaria de criar uma página no Facebook para apaixonados por veraneio o que acham?

Unknown disse...

Gostaria de criar uma página no Facebook para apaixonados por veraneio o que acham?

donisete disse...

Boa noite ! possuo uma veraneio 87 a álcool toda original câmbio clark 4 marchas em baixo em ótimo estado para venda, caso alguém tenha interesse e for permitido anunciar pelo blog, favor entrar em contato pelo (011) 99173-4643 este pode ser pelo zap ou e-mail deltazeti@yahoo.com.br

saudações a todos;

donisete disse...

vou colocar um contato caso seja permitido para ajudar os colegas que como eu gostam muito deste veículo, contato de pessoas éticas e honestas e que conhecem muito deste veículo estão localizados no bairro da Saúde aqui em São Paulo inclusive estes acredito que poderão tirar a dúvida de vários postados aqui, os contatos são(011) 5575-1319 /5072-4459 Sr. Juarez e Sra. Edwiges esta muito conhecedora de veraneio.
Espero ter ajudado a todos

Saudações!
Donisete

Unknown disse...

Olá meu nome é Thiago! Alguém sabe me dizer quais os critérios para transferência da veraneio a gasolina para diesel?

Unknown disse...

Pensei em fazer algo semelhante... Porem usar todo o chassi e mecanica da dodge com a carroceria da veraneio...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alguém tem informações se é possível adaptar um conjunto motor/caixa/diferencial de uma S-10 2.8 TD 2016 em uma Veraneio 1989 gasolina?

Unknown disse...

Alguém tem informações se é possível adaptar um conjunto motor/caixa/diferencial de uma S-10 2.8 TD 2016 em uma Veraneio 1989 gasolina?

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Tenho uma Veraneio 1989 modelo 1990 (C20). Ela é a gasolina. Ando pouco com ela. Só que o preço exagerado da Gasolina estou pensando em colocar o motor à diesel nela. Alguém daqui do blog já trocou o motor em uma Vera deste ano??? É possível regularizar a documentação junto ao DETRAN??? Qual o motor mais adequado?? Pensei em colocar o motor da S10 modelo novo 2.8 com 200 cv. Alguém já colocou?? Tem alguma dica??? Obrigado!!! Rodrigo (Belo Horizonte - MG)

Unknown disse...

Olá amigo,
Minha veraneio 1985 tem um motor 6 cilindros, 4.1 de opala, movido a GASOLINA. Ultimamente meu bolso também vem sentindo os efeitos da alta do preço da gasolina, por isso, pretendo tomar DUAS providências:

1) Vou trocar meu câmbio que é de 4 marchas alongadas, para um câmbio de 5 marchas (já comprei, estou esperando o câmbio chegar);
2) Vou colocar uma injeção eletrônica, já que o meu motor ainda funciona com carburador.

Segundo me informei com essa configuração, mesmo com o preço da veraneio meu motor pode fazer de 6 a 7 km/L. Atualmente, está fazendo 3 km/L.

Eu não gosto de colocar o kit gás GNV, porque na minha opinião isso prejudica o motor. E motor a diesel e só colocaria um mais moderno, mas por enquanto estou satisfeito com meu 6zão.

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Oi Leonardo,
Já pesquisei muitoooo sobre a injeção e as diferenças. O consumo vai melhorar um pouco: de 3km/l passará para 4km/l no máximo. Lógico que ficará mais sua que no carburador, ligará mais ráido etc... mas não faz tanta diferença. Tenho amigos que colocaram o 6cc à gasolina da Silverado com injeção e foi isto que aconteceu. na estrada saiu de 5,5 a 6 km/l para 6,5 a 7,5km/l. Na palavra deles: "não valeu à pena o investimento". Estou pensando nesta lógica.
O motor da S10 2.8 diesel faz em torno de 8 km/l na cidade e 10 a 12 km/l na estrada e anda muito (tem mais torque e potência que o 6cc). É um motor diesel de nova geração que tem alta rotação, vibra menos e polui menos também. A questão é se consigo adaptar na Veraneio C20, se vai dar muito trabalho e o custo disto. Pensei em comprar uma S10 batida (capotada) com perda total para "salvar somente o motor dela....
Gostaria das opiniões à respeito!!!

Unknown disse...

Bom dia! Rodrigo,
Realmente você está certo, obtive a mesma informação com relação ao consumo na troca de carburador para injeção eletrônica, a melhora vai ser mesmo com relação a performance e menos com relação ao consumo, todavia, espero que o km/L aumente com a troca do câmbio de 4 para 5 marchas. Fiz a retífica completa do meu motor, desde o virabrequim, troca de pistões, cabeçote, comando, válvulas e etc., e sinto que o meu motor, mesmo potente, está trabalhando um pouco preso com o câmbio de 4 marchas, espero que o câmbio de 5 marchas, além de aliviar o motor, melhore o consumo.
Os motores novos a diesel são excelentes mesmo, se tiver a oportunidade de trocar por um motor desses, sugiro que você troque. Só pesquise quais serão as adaptações que você vai precisar fazer, porque a brincadeira pode sair um pouco cara.
Boa sorte!!!

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Oi Leonardo, esqueci de falar da troca da caixa de marchas que fiz na minha veraneio. Coloquei também uma de 5 marchas e o ganho em conforto foi brutal. Parecia que o motor ia "explodir" à 110km/h. Agora ando a 110 / 120Km/h e o motor roda suave. Em relação ao consumo a diferença foi muito pequena (ganho de +/- 0,5km/l) mas valeu cada centavo que gastei. Pode fazer que ficará muito satisfeito.
OBS: em 1989/1990 a velocidade máxima nas estradas era de 80km/h. Por isto elas vinham com caixas de 4 marchas - a 5ª marcha era um opcional caro. Se andar nesta velocidade não sentira falta da 5ª marcha. Só que agora não dá para andar mais nesta velocidade!!!!

Unknown disse...

Boa tarde...
Qual seriA o tom do verde original do motor da C1416 ano 1967(veraneio)?

Estou restaurando. Quero manter a originalidade


Abraço

Rouvsy Diniz disse...

Boa noite. Alguém saberia informar o peso do motor 4.3 (GM261) que saiu na Veraneio?

Rouvsy Diniz disse...

Boa noite. Pela legalização brasileira, essa modificação só é possível para veículos com capacidade mínima de 1000kg ou veículos com tração 4x4 com reduzida. Fora destes parâmetros, não é possível.

Rouvsy Diniz disse...

Boa noite. Pela legislação brasileira, essa modificação só é possível para veículos com capacidade de carga mínima de 1000kg ou veículos com tração 4x4 com reduzida. Fora destes parâmetros, não é possível.

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Bom dia pessoal! Tenho uma veraneio 1989 modelo 1990 C20. Fiz uma pesquisa no DETRAN MG e é possível troca o motor para diesel. Tem que passar por vistorias mas é possível ficar dentro da lei com isto. Realmente não sei em relação aos modelos mais antigos (1989 modelo 1989 para trás). Já vi veraneios antigas com motor à diesel mas não sei se são legais (dentro da lei).
Meu tio tem uma modelo exatamente igual da minha e fez a troca para o "Perkinho" (perdeu agilidade mas ganhou em consumo) e depois trocou para o sprinter 6cc. A veraneio ficou extremamente ágil e econômica. Só os freios ficaram subdimencionados (a modelo 1990 tem a pinça de 1 pistão).

Rouvsy Diniz disse...

Bom dia. O que já li foi o seguinte: no começo do governo Collor, 89~90, foi alterada a lei que restringia que o compartimento de carga fosse isolado da cabine, aí abriu concessão para uso de motores diesel neste caso. Por isso temos esses modelos de SUV a diesel, atualmente. Não sei dizer se essa mudança na lei vale para veículos antes de 1990. Se alguém tiver mais informações, postem aí!

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Rouvsy, conversei com o funcionário responsável por isto no DETRAN MG. Ele pediu o número do Chassi, modelo, ano, etc... Passei para ele documento do carro. Depois de uns dias me falou que poderia ser trocado. OBS: Isto foi no detran de Belo Horizonte. Acredito ser lei nacional. Não posso afirmar isto.

Rouvsy Diniz disse...

Sabe dizer em qual resolução interna do Detran/CONTRAN ele se argumentou? No meu estado, ir ao Detran é sinônimo de passar raiva.

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Rouvsy, fiz um questionamento oficial da viabilidade legal em se fazer esta adaptação. O responsável simplesmente afirmou que sim, depois de verificar os documentos da Veraneio. Não me disse baseado em qual normativa ou em que lei.

Rouvsy Diniz disse...

Bom dia Prezados,

Fiz uma pesquisa no site do DETRAN do meu estado (MA), olha o texto que encontrei:

A mudança de combustível de gasolina ou álcool para o ciclo diesel dependerá da prévia autorização da Autoridade de Trânsito. Assim sendo, “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga, considerando-se que o peso de uma pessoa é 70 kg – setenta quilogramas (Portaria nº 23, art. 1º, parágrafo 1º, do DNC).

Não poderão ser convertidos para o ciclo diesel, por não atenderem o disposto na Portaria nº 23/94, do extinto DNC – Departamento Nacional de Combustível, os seguintes veículos: FORD/F1000, PAMPA e F75; GM/CHEVROLET C10. A10 e VERANEIO E VW/SAVEIRO.

Assim, é complicado, o Detran de cada estado com suas regras...

rodrigo oliveira ribeiro disse...

Realmente é complicado. A interpretação da lei deveria ser uma só. Foram fabricadas veraneios à diesel de 91 a 93. Também as Ford F1000 eram fabricadas à diesel. Conforme o documento apresentado pelo responsável do DETRAN MG, depois de verificar nº de chassi, modelo do carro etc... me deu o parecer favorável à troca de motor com a posterior certificação.

Rouvsy Diniz disse...

Boa noite Prezados,

Pergunta aos universitários: posso montar a carroceria da Chevrolet Veraneio antiga num chassis de uma D10? No modelo com feixe de molas na traseira, a distância do entre eixos é a mesma, 2920mm e o chassis da Veraneio é maior que o da D10 somente na rabeta, algo fácil para prolongar. Se encontra D10 com valores bem em conta, uma forma "alternativa" para transformar uma Veraneio de Gas para Diesel, já que no meu estada não permitem. Tecnicamente, vejo viabilidade, minha dúvida é alguma complicação burocrática.

Unknown disse...

Também sou apaixonado por este modelo,tenho uma 1979 e estou querendo colocar uma caixa da S10 manual e 4x4 com transferência automática tipo de mudança no botão ou chave, e usar um motor 2.8 mwm modelo 2010 só não sei qual tipo de eixo dianteiro colocar.pode me dar uma ideia!!

Unknown disse...

Sou de Belo Horizonte.

Unknown disse...

danielmadrugada261@gmail.com

Unknown disse...

Sou de Brasília tenho uma veraneio 1979 semi nova motor 4.1 gasolina câmbio na coluna anda um absurdo mas faz somente 4.7 km litro mesmo assim e a minha paixão não vendo não empresto nem alugo só paixão