sábado, 19 de janeiro de 2008

Curiosidades: Veraneio M






Olá para todos os fãs da Veraneio e visitantes do Blog!! Meu nome é Guilherme e apesar de eu entender pouco sobre automobilismo, sou fã de toda a linha Chevrolet, a Veraneio em especial. E a convite do César estou escrevendo essa nova matéria para o site. Mas, deixemos de conversa e vamos ao assunto!!
Como vocês podem observar, a matéria de hoje é sobre a Veraneio M. Tá Guilherme, de onde você tirou esse nome? Calma, vamos por partes.
Veraneio M é o nome de um modelo "semi-oficial" da Veraneio, desenvolvido pela Chevrolet do Brasil em parceria com uma empresa chamada Envemo (que se não me engano era do mesmo grupo da extinta Engesa, fabricante de veículos de uso militar como o blindado "Osório". Mas não tenho certeza dessa informação), conhecida através de veículos como o jipe Camper.
O modelo foi produzido entre 1995 e 1997, logo após a Veraneio da série D-20 ser descontinuada e era feito quase que exclusivamente para as forças policiais. Isso porque, depois que a "Veraneio longa/quadrada" (algumas pessoas falam "Veraneio modelo D-20") não havia no mercado outra opção de veículo semelhante que pudesse ser utilizado como viatura. Até onde eu sei, quem mais utilizou esse modelo foi a Polícia Rodoviária Federal (por sinal em algumas de suas unidades é possível achar essas Veraneios em atividade).
Acima segue uma foto da Veraneio série D-20 e outra da Veraneio M, para que vocês notem as diferenças. Se vocês olharam a foto, certamente notaram como a M é mais curta. O motivo disso é que na época em que ela era produzida a Chevrolet não dispunha mais do chassi longo da D-20, por isso tinha que ser no curto mesmo. A Veraneio M apresenta diversas diferenças em relação à Veraneio D-20. Muitas partes da carroceria eram de fibra, eu penso que a Chevrolet fazia a carroceria da D-20 "incompleta" e mandava para a Envemo para que ela adaptasse como "Veraneio". As portas traseiras em vez de serem "quadradas" acompanhavam o contorno da roda traseira. Seu motor era o 4.1 de 6 cilindros a gasolina, o mesmo utilizado no Opala e no Ômega, só que injetado (talvez seja por isso que o veículo também era chamado de C-20 Veraneio), mas como o modelo era produzido sob encomenda, o comprador também podia optar por motor a diesel (que provavelmente era o Maxion S4T ou similar).
E tinha também o detalhe dos vidros, que eram planos e não chegavam até o final da carroceria, como na Mangalarga e na Passo-Fino (veículos feitos pela Brasinca nos anos 80 que mais tarde a Chevrolet adotou e transformou na Veraneio D-20 e na Bonanza). De resto as especificações com certeza eram as da D-20 e da C-20 daquela época.
E por falar em Envemo, ela também produziu a Silverado Envemo, que eram exemplares da Silverado modificados para utilitário, como a Veraneio M, e que com certeza também eram quase que somente para os governos e polícias. Bom, a matéria se encerra por aqui, mas não deixem de comentar e continuem visitando o site. Obrigado às pessoas que estão lendo esta matéria e aos sites consultados para elaboração da mesma. Abraço a todos!!
Fontes Consultadas:
Picapes GM - http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_armadilhas_diesel.htmCompanhia de Polícia de Choque/PMPR - http://www.pmpr.pr.gov.br/pmpr/ciachq/23º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro - http://www.23bpmrj.hpg.ig.com.br/Fórum Picapes GM - http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=547&sid=1a8c33fb4d57cb49831603b12ede7969Orkut - Comunidade "Eu amo a Veraneio" - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=202030&tid=2536166046425808611Orkut - Comunidade "A Chevrolet sabe fazer carro" - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6134533&tid=25316930398504875

Matéria elaborada por: Guilherme

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

*Clique nas fotos para ampliá-las.

12 comentários:

César Augustto disse...

Olá Guilherme, muito legal a sua matéria! Adorei mesmo. César Augustto.

Guilherme disse...

Obrigado César!! Já sabe, sempre que precisar estou a suas ordens.

Unknown disse...

Parabens Guilherme, realmente os fatos narrados, fazem parte da historia da GM com os utilitarios Veraneio.Estou em Curitiba e aqui tem um pessoal que adora a Veraneio , principalmente o modelo C 1416, aquele da epoca do governo militar.
Sergio

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

nessa época a produção da d20 tinha se concentrado na fábrica da chevrolet em córdoba, na argentina...

Unknown disse...

Parabéns! Muito bom todo!!
Procurando alguma silverado a venda econtrei seu site, muito legal!

UltraDesafiosJobson disse...

Muito legal esta matéria.
acho o maximo a Veraneio,principalmente as mais antigas.

Unknown disse...

Oi parabéns pela matéria, estou fazendo um trabalhao sobre a Veraneio, sabe me dizer alguma coisa sobre a fonte utilizada pelo Chevrolet?

Alkaid World disse...

Existe algum câmbio automático que eu possa colocar na Veraneio antiga?

Unknown disse...

Show de bola a história. Tenho interesse em pegar uma brasinca. Fico com medo de me arrepender .alguma informação sobre ela. Quem tem?

Unknown disse...

Meu pai tem uma veraneio dessa, o motor é mwm sprint 6cil.

Unknown disse...

Acabei de adquirir uma Veraneio M ano 1996 com motor 4.1 injetado. Estou com dificuldades para encontrar peças deste motor. Se alguém tiver um contato de uma loja de peças. Talvez eu precise abrir o motor pois esta fumando.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Pode ser o 4L80E ou 4L85E de outras caminhonetes GM, mas vai precisar de um módulo standalone para controlar o câmbio por ser eletrônico.