Muitas pessoas ficam em dúvida em relação ao uso do ar condicionado na Veraneio, se foi aplicado nos modelos originais e se é possível uma adaptação prática e funcional. Aqui estas dúvidas serão esclarecidas.
A Chevrolet Veraneio foi equipada com ar condicionado somente no modelo exclusivo, o modelo “De Luxo”, destinado principalmente ao poder judiciário e alguns departamentos “elitizados” da polícia e do exército. Essa versão vinha não somente com o ar condicionado, mas também com direção hidráulica, rodas de desenho exclusivo com apliques em branco ao redor e uma interessante faixa, que rodeava praticamente todo o carro. O condicionador de ar era uma caixa com acabamento em madeira, assim como o painel de instrumentos e a tampa do porta-luvas e tinha apenas 3 saídas de ar.
Como algumas partes da Veraneio, este condicionador de ar é extremamente raro de se encontrar, porém, existem outras maneiras de se adaptar um condicionador de ar no carro. Citarei alguns dos mais práticos e funcionais:
* Ar condicionado instalado no teto, mais conhecido como “Inter-clima”, também aplicado em alguns caminhões e vans: É uma peça de tamanho razoável e com bateria e departamento de água independentes do veículo e é geralmente montado no início do teto. Os comandos ficam posicionados às mãos.
* Ar condicionado montado abaixo do painel (coincidentemente similar ao original): É um ar condicionado de sistema semelhante ao original do carro, mas possui 4 difusores de ar. Pode ser encontrado em algumas grandes lojas de ar condicionado automotivo ou em concessionárias Land Rover (neste caso a pessoa adaptará a caixa utilizada no modelo Defender da marca).
Acima, em ordem crescente, a foto do ar condicionado do Defender, uma caixa abaixo do painel avulsa, o comando à mão do “inter-clima”, a caixa do “inter-clima” instalado no teto e o ar condicionado original da Veraneio modelo “De Luxo”.
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A Chevrolet Veraneio foi equipada com ar condicionado somente no modelo exclusivo, o modelo “De Luxo”, destinado principalmente ao poder judiciário e alguns departamentos “elitizados” da polícia e do exército. Essa versão vinha não somente com o ar condicionado, mas também com direção hidráulica, rodas de desenho exclusivo com apliques em branco ao redor e uma interessante faixa, que rodeava praticamente todo o carro. O condicionador de ar era uma caixa com acabamento em madeira, assim como o painel de instrumentos e a tampa do porta-luvas e tinha apenas 3 saídas de ar.
Como algumas partes da Veraneio, este condicionador de ar é extremamente raro de se encontrar, porém, existem outras maneiras de se adaptar um condicionador de ar no carro. Citarei alguns dos mais práticos e funcionais:
* Ar condicionado instalado no teto, mais conhecido como “Inter-clima”, também aplicado em alguns caminhões e vans: É uma peça de tamanho razoável e com bateria e departamento de água independentes do veículo e é geralmente montado no início do teto. Os comandos ficam posicionados às mãos.
* Ar condicionado montado abaixo do painel (coincidentemente similar ao original): É um ar condicionado de sistema semelhante ao original do carro, mas possui 4 difusores de ar. Pode ser encontrado em algumas grandes lojas de ar condicionado automotivo ou em concessionárias Land Rover (neste caso a pessoa adaptará a caixa utilizada no modelo Defender da marca).
Acima, em ordem crescente, a foto do ar condicionado do Defender, uma caixa abaixo do painel avulsa, o comando à mão do “inter-clima”, a caixa do “inter-clima” instalado no teto e o ar condicionado original da Veraneio modelo “De Luxo”.
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12 comentários:
Augusto,
Legal sua matéria, tenho uma luxo com AR original de fábrica igualzinha a da sua foto inclusive com a mesma cor, Azul Profundo 1975
Abraços
Alexandre Thomaz
Niterói RJ
Olá Alexandre Thomaz. Obrigado pelo elogio!
Dario, sabe informar se existe diferenca nos motores a Diesel q vinham/vem na D10 e D20? Existe um motor popularmente conhecido como Perkins, q ateh onde entendi eh o Q20B e um outro chamado "Perkinho", supostamente o motor da D10? Agradeco teu esclarecimento.
Abracos,
Sulivan.
Olá Sulivan. Os motores são basicamente os mesmos e seguem a mesma receita. A diferença está apenas em algumas peças internas, que foram revistas para um resultado final melhor, ou seja, o motor da D-20 polui menos, somente. Ambos são Perkins Q20B.
Obrigado Cesar ( dessa vez acertei o nome rs - perdao pela gafe ). E qto ao desempenho, existe diferenca significativa ao comparar um motor turbinado com o nao turbinado?
Outro esclarecimento Cesar: Fui informado q existe tambem um motor Perkins 4236, q eh mais antigo q o Q20B. Conhece esse motor 4236?
Eu de novo Cesar: Estou a procura de uma Veraneio p comprar e achei uma q atende ao q estou procurando: Motor Diesel, cambio de 5 marchas, freio a disco, etc. Porem o carro estah c um "pequeno" problema na sua documentacao junto ao Detran, impossibilitando q seja transferida de proprietario. O combustivel no documento ateh ja consta como "Diesel", porem no campo "Restricao" diz q o automovel era a gasolina e q precisa passar por vistoria. Moral da historia, eqto houver algo nesse campo de restricao o veiculo nao pode ser transferido de dono/proprietario. Vc sabe informar se o Detran ainda resolve esses casos?
Olá Sulivan. O carro precisa passar por uma vistoria completa... mas como a Veraneio já foi equipada com um motor diesel e naquela época os requesitos para se ter um motor diesel em um carro de passeio eram os mesmos de hoje, isso pode ser facilmente resolvido.
Tomara q sim! Vou consultar o Detran p saber por onde comeco. Grato mais uma vez, S.
aquele "interclima" não é a mesma coisa que um ar condicionado... um sistema convencional de ar condicionado deixa o ar seco enquanto esse sistema alternativo umidifica o ar para diminuir a temperatura, mas tem a vantagem de não ter um compressor que roube potência do motor e poder ser usado mesmo com o veículo desligado...
Faltou falar do teto de vinil!
Tive uma Veraneio De Luxo 1974; comprei em 1984 toda original, inclusive o ar. Em 85 levei-a para SP, sou do Rio, e coloquei toda a mecânica original zero da D10. Apenas o diferencial levou a relação do Dodge Dart Charger RT que fazia com que alcançasse os 160 p/h.
Tive duas D10 e uma D20 mas, foi a Veraneio que ficou na história. Teve fases que ela ficava abandonada, condenada ao Ferro Velho por muitos. Como um homem apaixonado eu ia buscá-la e vivíamos novas aventuras (viajens inesquecíveis). Sua recuperação era sempre simples, requeria apenas tempo para procurar pelas peças necessárias. Fiquei com ela até alguns anos atrás quando num surto vendi-a para um entendido que me ofereceu mais do que eu pensava que ela valia. Agora posso vê-la na minha imaginação transportando pessoas no Nordeste brasileiro, para onde ela foi.
Parabéns pela matéria. Este ano vou por ar na minha veraneio 1972.
Viagei com ela mais de 2000 km cheguei ontem só senti falta do ar. Tenho ela desde 1995. E gosto muito. Vou postar fotos dela no meu blog. Um abraço.
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