sábado, 29 de março de 2008

Veraneio: Qual motor usar?





A questão mecânica da Veraneio é algo muito discutido, e soa a pergunta: qual motor utilizar? Veremos logo adiante.

Muitos (cerca de 40%) dos proprietários de Veraneios apresentam dúvidas sobre qual o motor utilizar, qual o melhor conjunto mecânico (motor e câmbio) e até mesmo o melhor custo/benefício. Mas esta questão é muito relativa e pode variar conforme as necessidades de cada proprietário. Lembrando que, o melhor motor será sempre aquele que melhor atender às necessidades de cada dono.

Motores Originais

O motor movido a gasolina 4.3, de 6 cilindros em linha, câmbio manual de 3 marchas na coluna de direção, mais conhecido como "261" por ter 261pol³, é um ótimo motor para quem pretende manter a originalidade de sua Veraneio ( 1964 - 1978), ou até mesmo para quem utiliza pouco o carro, devido alto consumo. Dispõe de 149cv a 4.000rpm de potência bruta e torque bruto de 32.1m.kgf a 2.000rpm. Suficientes para empurrar a máquina de 0-100 km/h em 20.7 segundos e obter velocidade máxima de 145 km/h. Uma ótima escolha para os fins citados.

O motor movido a gasolina 4.1, praticamente o mesmo do opala (diferenças apenas no torque e algumas peças periféricas internas), de 6 cilindros em linha, mais conhecido como "6 caneco", por dispor de 6 cilindros. Possui câmbio manual de 4 marchas no assoalho e se encontra disponível em duas versões: álcool ou gasolina. Também é um ótimo motor para quem pretende manter a originalidade (1979 - 1988) e para quem utiliza pouco o veículo. Dispõe de 132cv a 4.400rpm e torque de 27.4m.kgf a 2.400rpm em versão álcool e 122cv a 4.000rpm e torque de 27m.kgf a 2.500rpm em versão gasolina. Suficientes para empurrar a Veraneio de 0-100 km/h em 17 segundos e obter velocidade máxima de 150 km/h. Também uma ótima escolha para os fins citados.

O motor movido a diesel, Perkins Q20B 4.236, 3.8 diesel de aspiração natural, 4 cilindros em linha, mais conhecido como "perkinho", por ser o menor motor Perkins produzido naquela época. É disposto apenas de câmbio manual de 4 marchas no assoalho e é uma ótima opção para quem pretende manter a originalidade (1979 - 1988) e para quem utiliza muito o veículo e necessita de baixo consumo, uma coisa que é referência neste motor. Ele possui potência máxima de 77cv a 2.800RPM e torque de 30m.kgf a 1.500 RPM. Suficientes para mover as 2 toneladas de 0-100km/h em 25 segundos e alcançar a velocidade máxima de 130km/h. É uma boa opção para quem não se importa muito com desempenho e necessita de baixo consumo, alta autonomia ou até mesmo a originalidade.
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Motores Alternativos (desoriginais)

Para quem as necessidades não se "encaixam" com os motores acima(originais), existem diversas opções para adaptar motores. Citarei algumas da linha Chevrolet.

O motor Maxion S4T 4.0 turbo diesel equipado nas D-20s a partir de 1993, é uma ótima opção para quem não busca total originalidade e um motor econômico com ótimo desempenho. Possui 120cv a 2.800rpm e torque de 38.2m.kgf a 1.600 rpm. Não existem reais dados para o desempenho geral na Veraneio com este motor, mas estima-se que sejam suficientes para empurrá-la de 0 – 100km/h em 17 segundos e atingir velocidade máxima de 140km/h. Uma ótima opção para um conjunto equilibrado.

O motor Maxion S4T Plus 4.0 turbo diesel equipado nas últimas D-20s(1995-1996), também é uma ótima opção para quem não busca total originalidade no carro e quem busca um motor também econômico mas com um desempenho mais satisfatório. Possui 150cv e 46m.kgf. Neste motor não existem reais dados para o desempenho geral na Veraneio, mas estima-se cerca de 0 – 100km/h em 14 segundos e velocidade máxima de 160km/h.
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Questão do Gás Natural Veicular

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação à adaptação do GNV, ou a troca de motor movido a gasolina para diesel. Mas como dito antes, depende da necessidade de cada um.

A pessoa que busca originalidade na mecânica e não tem preocupação com desempenho, mas não se contenta com o consumo do carro, o GNV é uma ótima opção, principalmente em relação ao custo/benefício. Não havendo necessidade da troca do motor.

Se o proprietário aprovar a adaptação do GNV, mas não aprovar o desempenho do carro depois da tal adaptação, com certeza algum dos motores diesel citados será a melhor escolha. Pois terá as duas proezas unidas, ou seja, ótimo consumo aliado a um desempenho satisfatório. Com certeza o melhor custo/benefício para os fins citados.

Obs: O GNV faz com que o motor perca o desempenho original em 20%.
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* Elaboração: César Augustto Idéia: Guilherme

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