sábado, 19 de janeiro de 2008

Curiosidades: Veraneio M






Olá para todos os fãs da Veraneio e visitantes do Blog!! Meu nome é Guilherme e apesar de eu entender pouco sobre automobilismo, sou fã de toda a linha Chevrolet, a Veraneio em especial. E a convite do César estou escrevendo essa nova matéria para o site. Mas, deixemos de conversa e vamos ao assunto!!
Como vocês podem observar, a matéria de hoje é sobre a Veraneio M. Tá Guilherme, de onde você tirou esse nome? Calma, vamos por partes.
Veraneio M é o nome de um modelo "semi-oficial" da Veraneio, desenvolvido pela Chevrolet do Brasil em parceria com uma empresa chamada Envemo (que se não me engano era do mesmo grupo da extinta Engesa, fabricante de veículos de uso militar como o blindado "Osório". Mas não tenho certeza dessa informação), conhecida através de veículos como o jipe Camper.
O modelo foi produzido entre 1995 e 1997, logo após a Veraneio da série D-20 ser descontinuada e era feito quase que exclusivamente para as forças policiais. Isso porque, depois que a "Veraneio longa/quadrada" (algumas pessoas falam "Veraneio modelo D-20") não havia no mercado outra opção de veículo semelhante que pudesse ser utilizado como viatura. Até onde eu sei, quem mais utilizou esse modelo foi a Polícia Rodoviária Federal (por sinal em algumas de suas unidades é possível achar essas Veraneios em atividade).
Acima segue uma foto da Veraneio série D-20 e outra da Veraneio M, para que vocês notem as diferenças. Se vocês olharam a foto, certamente notaram como a M é mais curta. O motivo disso é que na época em que ela era produzida a Chevrolet não dispunha mais do chassi longo da D-20, por isso tinha que ser no curto mesmo. A Veraneio M apresenta diversas diferenças em relação à Veraneio D-20. Muitas partes da carroceria eram de fibra, eu penso que a Chevrolet fazia a carroceria da D-20 "incompleta" e mandava para a Envemo para que ela adaptasse como "Veraneio". As portas traseiras em vez de serem "quadradas" acompanhavam o contorno da roda traseira. Seu motor era o 4.1 de 6 cilindros a gasolina, o mesmo utilizado no Opala e no Ômega, só que injetado (talvez seja por isso que o veículo também era chamado de C-20 Veraneio), mas como o modelo era produzido sob encomenda, o comprador também podia optar por motor a diesel (que provavelmente era o Maxion S4T ou similar).
E tinha também o detalhe dos vidros, que eram planos e não chegavam até o final da carroceria, como na Mangalarga e na Passo-Fino (veículos feitos pela Brasinca nos anos 80 que mais tarde a Chevrolet adotou e transformou na Veraneio D-20 e na Bonanza). De resto as especificações com certeza eram as da D-20 e da C-20 daquela época.
E por falar em Envemo, ela também produziu a Silverado Envemo, que eram exemplares da Silverado modificados para utilitário, como a Veraneio M, e que com certeza também eram quase que somente para os governos e polícias. Bom, a matéria se encerra por aqui, mas não deixem de comentar e continuem visitando o site. Obrigado às pessoas que estão lendo esta matéria e aos sites consultados para elaboração da mesma. Abraço a todos!!
Fontes Consultadas:
Picapes GM - http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_armadilhas_diesel.htmCompanhia de Polícia de Choque/PMPR - http://www.pmpr.pr.gov.br/pmpr/ciachq/23º Batalhão de Polícia Militar do Rio de Janeiro - http://www.23bpmrj.hpg.ig.com.br/Fórum Picapes GM - http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=547&sid=1a8c33fb4d57cb49831603b12ede7969Orkut - Comunidade "Eu amo a Veraneio" - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=202030&tid=2536166046425808611Orkut - Comunidade "A Chevrolet sabe fazer carro" - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6134533&tid=25316930398504875

Matéria elaborada por: Guilherme

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

*Clique nas fotos para ampliá-las.

Como identificar um modelo da Veraneio? Saiba aqui!












Atualmente, distingüir o modelo de uma Veraneio se torna complicado quando não se conhece as características originais de cada modelo, porque durante muitos anos alguns donos podem ter feito algumas alterações no veículo. Mas, você leitor, que tem "dificuldades" em identificar as direrenças de cada modelo, aprenda aqui como o fazer!

Uma das primeiras características a se observar é a dianteira da Veraneio. Nos primeiros anos de fabricação, de 1964 até 1971, quando ainda era muito conhecida não como Veraneio, mas sim como C-1416, vinha com o conhecido "capô baixo", e com os interessantes quatro faróis, dois de cada lado da grade cromada do radiador(ver fotos).
A partir de 1972, a "C-1416" já conhecida como Veraneio, abandonava os quatro faróis, e passava a vir somente com dois faróis, um de cada lado da grade cromada do radiador. Mas permanecia com o conhecido "capô baixo".

Note: A Veraneio de 1964 até o início de 1979, mesmo com as leves mudanças na dianteira, sempre permaneceu com o painel de metal, de acabamento caprichado. E somente após o final de 1979 abandonou o painel de metal e passou a vir com painel "emborrachado", também de bom acabamento.

A partir do final de 1979, quando a Veraneio passou a vir como modelo 1980 e com a novidade do motor diesel, sofreu as últimas alterações na dianteira e leves alterações internas, mantidas até o último ano de fabricação(1988). A dianteira abandonava o conhecido "capô baixo", que por sua vez foi substituído pelo também conhecido "capô alto" e a grade do radiador deixava de ser de metal e bastante resistente, sendo substituída pela grade de plástico menos resistente. Não é que a grande de plástico seja "ruim", o problema é que quando a Veraneio é equipada com o motor diesel Perkins Q20B 3.8, por sinal muito vibrante, a dianteira "treme" muito, implicando em dafinicações na grade. Mas quando a Veraneio não é equipada com o motor diesel, a grade de plástico ganha maior durabilidade. Mas isto depende muito do uso do carro. Na parte interna, a Veraneio abandonava o painel de metal, muito bonito e bem-acabado e passava a vir com o painel "emborrachado" mais moderno, muito bonito e também bem-acabado.

OBS: Como dito no início, algumas pessoas fazem alterações na dianteira do carro, quase sempre trocando os capôs, alto pelo baixo ou o inverso. Algumas pessoas também trocam a grade, na maioria das vezes a de plástico pela de metal(mais resistente), mas também ocorre o inverso.
A única característica que permite o reconhecimento de cada modelo, mesmo com alterações na dianteira, é o painel! Lembre-se sempre: painel "emborrachado" implica nos modelos do final de 1979 até o final de 1988. Painel de metal implica nos primeiros modelos, de 1964 até o início de 1979.

Feito por: César Augustto; Idéia da matéria: Guilherme

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

* Clique nas fotos para ampliá-las.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Afinal, quanto vale uma Veraneio?



Para muitos(alguns apaixonados pelo veículo), não tem preço, mas também para muitos não deve ultrapassar de R$20.000,00 ou R$30.000,00. A verdade é que isto é diretamente ligado a diversos fatores e pode variar conforme lugar vendido.

Um dos primeiros fatos a considerar é o estado geral do carro, acessórios instalados, o motor presente no carro(diesel, álcool ou gasolina), quantos donos o veículo já passou, a originalidade(ou a falta deste) ou o ano de fabricação, ambos influenciam muito no valor estimado.

Às vezes aparecem Veraneios à venda com valores visualmente altos, mas com certeza ela possui alguma das característica citadas acima.

Concluindo: Cada Veraneio tem o seu valor próprio, porque cada uma possui sua característica própria. E o valor final cabe ao dono estimar e ao comprador decidir se vale a pena pagar.

O que achou da matéria? Não deixe de comentar!

*Clique na foto para ampliá-la.